Segundo a Scholastic, editora americana dos livros da série 'Harry Potter', J. K. Rowling está sendo acusada de plágio pelos herdeiros do escritor Adrian Jacobs, pelo livro "Harry Potter e o Cálice de Fogo", dizendo que o livro obtem semelhanças à "As Aventuras de Willy, o Bruxo: Terreno Lívido No. 1" escrito por Jacobs.
Veja abaixo o que Kyle Good, vice-presidente da empresa, Scholastic, diz, em relação ao Superior Tribunal dos Estados Unidos ter rejeitado o processo:
"Scholastic está extremamente satisfeita que a juiza Scheindlin decidiu encerrar o mais cedo possível a ação movida contra a Scholastic em nome de Adrian Jacobs. A decisão imediata do Tribunal de Justiça apóia nossa posição de que o caso era completamente sem mérito e que comparar Willy, o Bruxo com a série Harry Potter é um absurdo". A juíza Shira Scheindlin, por sua vez, afirma que "o contraste entre o conceito total e o tom das obras é tão gritante que qualquer comparação séria desafia a credulidade".
Paul Allen, foi quem afirmou que Rowling roubou ideias do manuscrito de "As Aventuras de Willy" que havia recebido quando trabalhava na Anistia Internacional, eles alegam que "Cálice de Fogo" copia vários elementos da história de Willy, como o Torneio Tribruxo, e a ideia de bruxos viajando em trens.
Apesar disso, advogados que em nome do autor, fizeram uma apelação para a continuação do processo, que tem marcado para fevereiro de 2012 um julgamento de 10 dias. Essa apelação teve seus custos para ocorrer, 50.000 libras, pagos pelos representantes de Jacobs essa semana e será ouvida na Corte das Apelações em julho desse ano.
0 comentários:
Postar um comentário